A presidenta de honra da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) e secretária de Formação Sindical e de Estudos do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos da Bahia (SINDOMÉSTICO/BA), Creuza Oliveira, recebeu, neste sábado (1º), das mãos do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), o título de comendadora da Ordem Dois de Julho – Libertadores da Bahia. A cerimônia ocorreu no Palácio da Aclamação, no Campo Grande, em Salvador. O ato faz parte das atividades alusivas ao bicentenário da Independência do Brasil na Bahia.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, foi uma das agraciadas, dentre outras e outros. Entre as instituições, receberam o título o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Obras Sociais Irmã Dulce, a Academia de Letras da Bahia e a Liga Bahiana Contra o Câncer, além de outras instituições.
O governador Jerônimo Rodrigues afirmou que “a simbologia de cada pessoa e entidade que recebeu uma medalha tem um significado histórico. São pessoas que construíram autonomia de um país tão rico. Nosso desejo era que tivéssemos medalhas para todos aqueles que construíram a história da Independência, a história da democracia brasileira aqui na Bahia”, disse.
Durante seu discurso, o governador se dirigiu a Creuza Oliveira e disse: “você representa tão bem a categoria das trabalhadoras domésticas”.
Creuza Oliveira afirmou que é uma grande emoção ter a sua atuação reconhecida. “Sempre participamos do 2 de julho, uma data histórica e muito importante para a história da Bahia e do Brasil. E ser homenageada com a medalha é um momento histórico. O convite para estar aqui nessa cerimônia foi lindo demais”, afirmou Creuza.
Estiveram presentes na cerimônia, a presidenta do SINDOMÉSTICO/BA, Milca Martins, a conselheira fiscal da entidade, Maria do Carmo de Jesus Santos e o tesoureiro, Francisco Xavier de Santana.