Diretoras e diretor do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos da Bahia (SINDOMÉSTICO/BA) participaram, mais um ano, do desfile cívico em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil na Bahia, neste domingo, 2 de julho. A data magna marca a expulsão definitiva dos portugueses da Bahia, após resistência em território baiano.
De acordo com a presidenta do SINDOMÉSTICO/BA, Milca Martins, “é muito importante que neste Dois de Julho, assim como nas demais datas simbólicas, que o nosso Sindicato possa somar com o nosso povo, pois as trabalhadoras domésticas também fazem parte desta luta. Nossa categoria vem lutando contra todas as opressões, este é mais um motivo pelo qual estamos nas ruas para continuarmos com nossas pautas, como creches, educação, segurança e a valorização do nosso trabalho”, disse.
O evento reuniu diversas autoridades políticas e lideranças dos movimentos socais e sindicais da Bahia. Este ano, o ato contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Acompanhado da primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, Lula desfilou em um carro aberto, junto com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).
As ministras da Cultura, Margareth Menezes, e da Igualdade Racial, Anielle Franco, também participaram da celebração.