O Sindicato das Trabalhadoras Domésticas da Bahia (SINDOMÉSTICO/BA) realizou Roda de Diálogo, neste domingo (12), com o tema: “É com a participação na luta que conquistamos nossos direitos”. O evento faz parte das atividades do projeto “(Re) Construindo Futuros pela Igualdade”, realizado em parceria com o governo do Estado, através da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) e o Fundo de Promoção do Trabalho Decente (FUNTRAD).
O projeto consiste na capacitação profissional e social de trabalhadoras domésticas. Estão sendo ofertados cursos de cuidadora, congelamento, cozinha básica, segurança no trabalho, direito trabalhista, sobre a Lei Maria da Penha e Combate ao Racismo, dentre outros.
A roda de diálogo ocorreu na sede da entidade (Av. Vasco da Gama, 682, Ed. Juremeiro, 1º andar), em Salvador.
O evento reuniu a diretoria do SINDOMÉSTICO/BA e alunas dos cursos dos bairros de Mata Escura e Valeria. A palestra foi realizada por Rosângela Santana, secretária geral da entidade, e representante do Coletivo de Mulheres do Lemarx, grupo de estudos Angela Davis.
Reunião
Neste domingo (12), ainda foi realizada a primeira reunião mensal de sócias e não sócias do SINDOMÉSTICO/BA. Na ocasião, as trabalhadoras doméstica falaram sobre o 8 de março, Dia Internacional das Mulheres. Foram debatidos dados históricos e os desdobramentos do movimento nos dias atuais.