Diretoras do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas da Bahia (SINDOMÉSTICO/BA) estiveram presentes, nesta quarta-feira (8), da abertura da Feira Março Mulher. Trata-se de uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, através da a Secretaria da Saúde, em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
A ação está sendo realizada até o dia 11 de março, na Arena Fonte Nova, no estacionamento principal externo, localizado na Ladeira da Fonte das Pedras, em Salvador. Das 8h às 17h, estão sendo ofertados consultas, exames e emissão de documentos exclusivamente para mulheres.
Ocorrem também consultas e exames oftalmológicos com distribuição de óculos para o público a partir dos sete anos; rastreamento para cirurgia de catarata de mulheres acima de 60 anos e capsulotomia por Yag Laser, um tipo de procedimento que remove opacidades da cápsula posterior do cristalino.
Além disso, estão disponíveis os exames preventivo; ultrassonografia (mama, transvaginal, abdômen total, tireoide, vias urinarias, próstata via abdominal e partes moles); eletrocardiograma; Raio-x; mamografia em mulheres de 50 a 69 sem indicação médica; exames laboratoriais e Testes Rápidos ISTs (HIV, Sífilis e Hepatite).
A Feira Março Mulher oferece ainda um espaço voltado para o fortalecimento econômico de empreendedoras negras e indígenas, com a realização da Feira de Empreendimentos que contará com a presença de 20 expositoras. Na perspectiva do combate ao racismo, haverá orientação e momentos de diálogo sobre os impactos do racismo na saúde de mulheres negras e indígenas.
A presidenta de honra da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) e secretária de Formação Sindical e de Estudos do SINDOMÉSTICO/BA, Creuza Oliveira, foi convidada pelo governador do Estado, Jerônimo Rodrigues (PT), para participar da abertura do evento. Estiveram presentes também, Milca Martins, presidenta do SINDOMÉSTICO/BA, Lindalva Jesus Luz, secretária de Imprensa e Divulgação; Valdirene Boaventura Santos, secretária de Assuntos Jurídicos; Maria do Carmo de Jesus Santos, do Conselho Fiscal; e Jane Alves, parceira da entidade.
“A Bahia tem tido ações importantes na defesa da democracia e da participação popular. Após anos de retrocesso, a nível nacional, nosso estado, mesmo com todas as dificuldades, sempre esteve atuante. A gestão do governador Jerônimo mostra que é popular, ele é um representante nato do povo”, disse Creuza Oliveira.
Autoridades
Participaram da abertura, o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas; a secretária de Assistência Social, Fabya Reis; a secretária da Igualdade Racial e dos Povos Tradicionais, Ângela Guimarães, a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB), dentre outros.
Caminhada do movimento feminista no bairro da Liberdade
Além disso, as diretoras participaram ainda de Caminhada realizada pelo movimento feminista do bairro da Liberdade. O ato ocorreu do Largo da Lapinha até o Pelourinho, em Salvador. A pauta foi pelo fim da violência contra a mulher. O SINDOMÉSTICO/Ba defendeu também a pauta da saúde mental das trabalhadoras domésticas.
Estiveram presentes a presidenta da entidade, Milca Martins, as companheiras Ritinha, Maria José, Ana, e representantes da Coletiva de Mulheres Creuza Oliveira.
Com informações da SESAB.