Representantes do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos da Bahia (SINDOMÉSTICO/Ba) e dirigentes do Instituto 27 de Abril de Educação e Cultura (IEC) participaram, no último dia 4, de reunião com Marcelo Oliveira, secretário municipal de Educação de Salvador. O pleito foi a implantação de uma creche no Condomínio 27 de Abril, no Doron. O núcleo habitacional é o primeiro da Bahia voltado exclusivamente para trabalhadoras domésticas e foi inaugurado em 2012 pelo Governo do Estado da Bahia, através da Conder, numa parceria com o SINDOMÈSTICO/Ba. Desde então, já existe um espaço físico para o funcionamento da creche.
“O instituto pretende realizar um convênio com a Secretaria Municipal de Educação de Salvador para o funcionamento desta creche. Tivemos uma boa receptividade por parte do secretário e estamos muito esperançosos de que as trabalhadoras domésticas do Condomínio 27 de Abril terão esta creche tão importante para poderem ir trabalhar com a tranquilidade de deixarem seus filhos num espaço adequado”, frisou Creuza Oliveira, presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos da Bahia (SINDOMÉSTICO/Ba).
Também participaram da reunião Francisco Xavier, diretor de Comunicação do SINDOMÉSTICO/Ba; Jane Alves, representante da direção do Instituto 27 de Abril; as pedagogas Geruza e Helen, e Vilobaldo Machado.
Núcleo Habitacional 27 de Abril
Inaugurado em 2012 pelo Governo do Estado da Bahia, é o primeiro condomínio do estado construído exclusivamente para as trabalhadoras domésticas. O projeto foi desenvolvido pela Coordenação de Projetos da Diretoria de Habitação da CONDER e contou com a parceria do SINDOMÉSTICO/Ba. O projeto foi premiado com o Selo de Mérito da Associação Brasileira de Companhias e Agentes Públicos de Habitação (ABC), durante o Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, realizado no ano de 2011, em Brasília (DF).
O nome do condomínio é alusivo à data na qual é celebrado o Dia da Trabalhadora Doméstica.