O Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Estado da Bahia (SINDOMÉSTICO/Ba) participou hoje (15), de um encontro da Secretaria de Mulheres da CUT/Ba. A CUT/Ba vai promover um curso de Formação sobre empoderamento das mulheres. No curso também será debatida a questão da violência contra a mulher.
Creuza Oliveira, presidenta do SINDOMÉSTICO/Ba, afirmou que houve um debate hoje sobre a violência contra a mulher no ambiente de trabalho e em casa. Também foi discutido o machismo na política e a importância da atuação da mulher na política e nos movimentos sociais.
Ela também informou que o SINDOMÉSTICO/Ba e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, através de auditores fiscais, realizam uma parceria para coibir o trabalho análogo à escravidão.
Ela relatou a situação das trabalhadoras domésticas resgatadas do trabalho análogo à escravidão. E pontuou que muitas estão nas casas de referência e abrigos. São necessárias também ações de reparação para mulheres que viveram tanto tempo confinadas em locais de trabalho na pandemia da Covid-19. Muitas precisam destes empregos, pois são mães de família e ficaram nesta condição.