O Projeto Piloto Trabalhadoras Domésticas nasce em 2024, no bojo do Programa Mulheres Mil, e é uma nova pactuação do IFBA através do PRONATEC/Bolsa-Formação e SETEC/MEC. Essa pactuação gerou uma parceria inédita entre a instituição, a FENATRAD – Federação Nacional dos Trabalhadores Domésticos e o SINDOMÉSTICO BA – Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Estado da Bahia, como também com o Campus Salvador. Além destas, o projeto piloto traz também a notabilidade de uma parceria interministerial, participando também o Ministério do Desenvolvimento e Assistência social, Família e Combate à Fome (MDS), o Ministério das Mulheres (MM), o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Esse movimento oportunizou a criação de 150 novas vagas para o curso de Cuidadora de Idosos, destinado especialmente às trabalhadoras domésticas.
A pactuação oferece R$ 240 mil em recursos para serem empregados especialmente nas vagas destinadas às trabalhadoras, que certamente oferecerá a essas mulheres maiores oportunidades no mercado de trabalho. Essas pactuações têm por objetivo a oferta de qualificação profissional voltado para mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica por meio do Programa Mulheres Mil. O ciclo 02/2023 foi um recurso captado ao final do ano de 2023, em dezembro, mas com prazo de execução estendido, portanto serão ofertas entre abril e agosto deste ano.
O curso de Cuidadora de Idosos ofertado por meio deste Projeto Piloto, tem previsão de início em abril/24, sendo ministrado nos bairros de Canabrava, Doron, Mata Escura, Sussuarana e Valéria, por meio de parceria com o Instituto de Educação 27 de Abril e escolas municipais e estaduais nos respectivos bairros. São 150 vagas distribuídas em 5 turmas com 30 vagas cada, com oferta de auxílio de até R$ 640,00 e emissão de certificado ao final.
Atualmente, foram encerradas as inscrições nos bairros Doron, Sussuarana, Mata Escura, Canabrava e Valéria. A seleção das estudantes ficará a cargo do SINDOMÉSTICO, com os critérios acordados entre as orientações do Programa Mulheres Mil e o perfil das Trabalhadoras Domésticas.
Fonte: Site do IFBA.