A secretária de Formação Sindical e de Estudos do Sindicato das(os) Trabalhadoras(es) Domésticas(os) da Bahia (SINDOMÉSTICO/BA), Creuza Oliveira, participou, nesta segunda-feira (8), do 17º Encontro da Magistratura Trabalhista da 5ª Região. A sindicalista fez parte do 1º Painel interativo com escuta social, sobre o tema “Gênero e Raça: a precarização do trabalho das mulheres negras”.
O Painel teve como objetivos refletir criticamente sobre as consequências do entrecruzamento interseccional do racismo, sexismo e classismo nas vivências das mulheres trabalhadoras domésticas. Além disso, buscou compreender o papel da branquitude como lugar de privilégios simbólicos.
O 17º Encontro da Magistratura Trabalhista da 5ª Região deste ano tem como tema central o “Letramento para a Diversidade”. Com enfoque em questões como equidade de gênero, empregabilidade de pessoas com deficiência, direitos da população LGBTQIA+, além de discutir o racismo e outras formas discriminatórias presentes no mercado de trabalho. As atividades estão ocorrendo no cerimonial CEСВА, no Costa Azul, e seguem esta sexta-feira (12).