A secretária de Formação Sindical e de Estudos do SINDOMÉSTICO/BA, presidenta de honra da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) e coordenadora geral do Instituto de Educação e Cultura 27 de Abril (IEC), Creuza Oliveira, foi uma das convidadas da roda de conversa sobre “A mulher negra e o desafio cotidiano frente à violência urbana”, promovida pelo Parque Shopping Bahia, em Lauro de Freitas, que ocorreu na última quinta-feira (18), na praça de alimentação, no piso L3.
O evento foi em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, conhecido como Julho das Pretas.
“A luta das mulheres negras não começou agora, mas há muitas décadas. Eu acho que desde o período da escravidão, quando negros e negras eram traficados da África para o Brasil e outras partes do mundo, que as mulheres negras sempre tiveram o papel de vanguarda, o papel da luta. E a luta tem um papel fundamental na construção da sociedade e na vida de nós trabalhadoras domésticas. A gente acompanha constantemente casos de mulheres negras que foram resgatadas de trabalho escravo. Então, para nós, essa roda de conversa é muito importante”, destacou Creuza.
O debate contou também com a participação da advogada e escritora, Solange Coutinho e da pedagoga Tiffany Odara.