A presidenta do Sindicato das(os) Trabalhadoras(es) Domésticas(os) da Bahia (SINDOMÉSTICO/BA), Milca Martins, e demais representantes da direção da entidade, participaram, nesta terça-feira (2), do tradicional desfile do Dois de Julho, em Salvador.
A data marca a luta pela independência do Brasil na Bahia, que este ano, completou 201 anos.
De acordo com Milca Martins, “é muito importante a participação dessas organizações que lutam em prol do povo baiano numa data que é o símbolo da resistência”.
A deputada estadual, Olívia Santana (PCdoB), e representantes da Coletiva de Mulheres Creuza Oliveira estiveram ao lado do SINDOMÉSTICO/BA durante o desfile.
O cortejo do Dois de Julho contou com a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e reuniu o povo baiano, autoridades políticas e diversos movimentos sociais.
História
Em 2 de julho de 1823, os movimentos populares expulsaram, de forma definitiva, as tropas portuguesas que ainda resistiam à independência do país, declarada no ano anterior por Dom Pedro II.
Historiadores baianos ressaltam Maria Felipa, mulher negra, escrava liberta, como uma das três heroínas da Independência do Brasil, na Bahia.