A diretora do Coletivo de Mulheres Creuza Oliveira, Milca Martins, está participando do Seminário “Fortalecendo Redes na Elaboração de materiais educativos”, promovido pelo Grupo de Apoio à Prevenção à AIDS (Gapa Bahia). O evento começou no sábado (5) e vai até hoje (7), no Hotel Portobello, no bairro de Ondina, em Salvador.
O Seminário tem o objetivo de fornecer conhecimento sobre ferramentas de comunicação para a elaboração e produção de materiais educativos, como podcasts, Tik Tok, folder e cards, com o uso de metodologia de interação prática.
Além das oficinas, o Seminário promoveu um debate sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), preconceito, violências sofridas pelos portadores das doenças. Foi abordado também sobre racismo, homofobia e a importância da rede de apoio familiar.
Milca Martins reforça a importância do seminário. Segundo ela, “o debate foi muito bom. Na pandemia, durante quase dois anos, aumentou muito o número de HIV positivo. O que mata muitas vezes não é nem a doença, e sim o preconceito. Sabemos que hoje o tratamento é fundamental. A pessoa que testa positivo pode seguir sua vida normal, se cuidando e tomando o seu medicamento”, disse.
Durante as oficinas, os participantes elaboraram ferramentas como folders e cards com informações sobre a prevenção das ISTs.
O evento reuniu pessoas de diversos estados como Bahia, Pernambuco, Ceará e Alagoas.