Na última segunda-feira, 16 de junho, o SINDOMÉSTICO/BA e o Coletivo de Mulheres Negras Creuza Oliveira realizaram uma emocionante encenação teatral em homenagem ao Dia da Criança Negra. A atividade aconteceu no anexo da Câmara Municipal de Salvador, na Rua Ruy Barbosa, nº 23, no centro da cidade, como parte da programação de uma sessão solene dedicada à data.
A peça, marcada pela força simbólica e resistência histórica do povo negro, contou com a atuação das atrizes Ana Cristina de Souza, Rita das Graças dos Santos e Milca Martins — esta última, presidenta do SINDOMÉSTICO/BA. A apresentação buscou dar visibilidade à luta e à realidade vivida pelas crianças negras, reforçando a importância da memória, da valorização da identidade e da denúncia do racismo estrutural ainda presente na sociedade brasileira.
Na ocasião, a companheira Creuza Maria Oliveira, referência na luta das trabalhadoras domésticas e dirigente sindical, representou o Sindoméstico/BA na mesa do evento, reforçando o compromisso da entidade com pautas que envolvem justiça social, igualdade racial e a valorização das infâncias negras.
Segundo Milca Martins, presidenta do sindicato e participante da encenação, “foi um momento histórico de luta, resistência e simbolismo. Um dia especial para homenagear todas as crianças negras e reafirmar a importância do nosso compromisso com a transformação social”.
A sessão solene teve também a presença da vereadora Marta Rodrigues, autora da lei municipal que institui o Dia da Criança Negra em Salvador, reafirmando o papel do poder público na valorização da cultura e da história do povo negro.
O SINDOMÉSTICO/BA e o Coletivo de Mulheres Creuza Oliveira foram convidados através da CONEM, pela professora Edenice Sant’Ana de Jesus, e pela vereadora Marta Rodrigues para participarem do evento.