O Sindicato dos Trabalhadores Domésticos da Bahia (Sindoméstico/BA), participa, nesta quarta-feira (27), Dia Nacional das Trabalhadoras Doméstica, da 12ª Semana de Valorização do Trabalho Doméstico. O evento é promovido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Realizada na unidade central do SineBahia, localizada no Terminal de Integração de Pituaçu, em Salvador, e o sindicato é parceiro na condução do evento. A iniciativa conta com uma programação composta de apresentação de estudos, debates e atrações culturais.
A cerimônia de abertura será às 9h, com a presença de secretários estaduais, parlamentares e representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos da Bahia (Sindoméstico-BA), da Superintendência Regional do Trabalho (SRT) e da Ordem dos Advogados do Brasil- Seção Bahia (OAB-BA).
Logo depois, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) apresenta a pesquisa “Quem Cuida das Cuidadoras – Trabalho Doméstico Remunerado em Tempos de Coronavírus” e a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) utiliza informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua para abordar o tema “Mercado de Trabalho Doméstico Baiano – Cenário Recente”, com debate sobre o panorama, as perspectivas e os desafios do trabalho doméstico no estado.
Será apresentado ainda o Estudo de Pesquisa a Domicílio sobre o Panorama do Trabalho Doméstico na Bahia, com debatedores do Ministério Público do Trabalho, Superintendência Regional do Trabalho, Ordem dos Advogados da Bahia e Sindoméstico.
Também acontecerá transmissão ao vivo, das 18h às 20h, pelo YouTube, sobre o projeto “Combate a Exploração no Trabalho Doméstico Promovendo o Trabalho Decente”, desenvolvido há um ano pela SRT/BA.
Estão previstas a apresentação musical da cantora Graça Onasilê, recital poético de Udi Santos, poeta, compositora e cantora e desfile com a participação das trabalhadoras domésticas.