A presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos da Bahia (Sindoméstico/Ba), Creuza Oliveira, e demais diretoras, realizaram uma roda de conversa obre os direitos da categoria, no domingo, dia 15 de maio, no município de Governador Mangabeira.
A roda de conversa é uma das ações de um projeto em parceria com a Federação Internacional dos Trabalhadores Domésticos (FITH), a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) e o SINDOMÉSTICO/Ba.
Na ocasião, foram debatidos temas como, o trabalho doméstico, a Convenção 189, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), os 32 anos de fundação do Sindoméstico/Ba, trabalho análogo à escravidão e direitos da categoria. Além disso, foi abordado ainda a criação de um núcleo do Sindicato na cidade.
“A nossa atividade foi bastante produtiva. Reforçamos a importância de criarmos núcleos do Sindoméstico em demais cidades, com o intuito de fortalecer a nossa luta”, avaliou Creuza Oliveira.
A secretária de formação, Romilda Reis, afirmou que a roda de conversa foi muito boa. “As companheiras que participaram gostaram muito da atividade realizada. Foi muito importante para o sindicato”, disse.
Visita
Creuza Oliveira e as diretoras fizeram uma visita à ex-prefeita Domingas Souza da Paixão. Ela foi trabalhadora doméstica e demostrou interesse em apoiar o Sindicato em outras atividades na cidade.
“A companheira Domingas fez uma excelente gestão, com políticas voltadas aos menos favorecidos e na área de educação”, frisou Creuza Oliveira.