O Sindicato dos Trabalhadores Domésticos da Bahia (SINDOMÉSTICO/BA) participou, nesta terça-feira (28), de reunião da Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo (COETRAE), que ocorreu na Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
Na ocasião, foram debatidas as seguintes pautas: planejamento das ações e atividades para 2023; apresentação do Projeto Acolhe Gente; Projeto Itambé; processo Trabalhista de Itambé e foi estabelecida uma data para visita ao Conjunto Habitacional das Trabalhadoras Domésticas.
Durante a reunião, houve ainda a apresentação do Programa Ação Integrada, da pesquisadora da UFBA professora Gilda.
Além disso, foi debatido o resgate dos trabalhadores encontrados em situação análoga à escravidão no Rio Grande do Sul. Foram traçados também os desafios para o resgate dessas pessoas, veículos e recursos humanos, dentre outros.
Estiveram presentes representando o SINDOMÉSTICO/BA, Creuza Oliveira, secretária de Formação Sindical e de Estudos; Valdirene Boaventura, secretária de Assuntos Jurídicos e Lindinalva Luz, secretária de Imprensa e Divulgação.