Representantes da diretoria do Sindicato das (os) Trabalhadoras (es) Domésticas (os) da Bahia (SINDOMÉSTICO/BA) participaram, nesta quinta-feira (25), de ato em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e ao Dia Nacional de Tereza de Benguela, comemorados no dia 25 de julho.
A atividade foi realizada pela Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver, no Centro de Salvador. A concentração começou na Praça da Piedade e seguiu pela avenida Sete de Setembro até o Terreiro de Jesus, no Pelourinho.
A marcha destacou o combate ao racismo e o feminismo negro.
A presidente do SINDOMÉSTICO/BA, Milca Martins, presente no ato, ressaltou que “este é mais um dia para que nós, mulheres negras, possam ir às ruas lutar pela reparação e o bem viver. Seguimos firmes e fortes lutando contra as opressões e a violência. Precisamos estar cada vez mais juntas para continuarmos a luta. Nós, trabalhadoras domésticas, também fazemos parte desta luta. Liberdade hoje e sempre! Estamos juntas!”, disse.
Participaram também o grupo de mulheres da Central Única dos Trabalhadores (CUT/BA).
Evento
Milca Martins vai participar de atividade realizada pela Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), no dia 30 de julho, sobre o Julho das Pretas: o legado e a luta das mulheres negras.