Diretoras e o diretor do Sindicato das (os) Trabalhadoras (es) Domésticas (os) da Bahia (SINDOMÉSTICO/BA) participaram da aula inaugural do Programa Trabalho Doméstico Cidadão (TDC), que ocorreu de 1 a 3 de novembro de 2024, no Centro de Formação e Lazer do SINDSPREV, em Recife.
O evento reuniu 150 trabalhadoras domésticas de 13 estados do Brasil, representando os 20 sindicatos e associações da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD).
Criado em 2006, o TDC retorna agora em sua segunda versão com a missão de fortalecer as organizações das trabalhadoras domésticas, como sindicatos e associações. Mais do que apenas uma fonte de dados acadêmicos, o TDC busca contribuir para a luta política da categoria, unindo o conhecimento teórico ao prático e capacitando as trabalhadoras a serem protagonistas na defesa de seus direitos.
A nova fase do TDC apresenta um diferencial: os cursos serão ministrados pelas próprias trabalhadoras domésticas, que foram capacitadas por meio de módulos desenvolvidos em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Cleide Pinto ressalta: “Uma trabalhadora capacitando a outra. Essa troca de conhecimento é um pilar central dessa nova versão do TDC”.
A estrutura de formação será dividida em cinco módulos: Módulo 1: As trabalhadoras domésticas e suas lutas; Módulo 2: Direitos das trabalhadoras domésticas; Módulo 3: Trabalho decente para as trabalhadoras domésticas; Módulo 4: Políticas públicas, como funciona o Brasil?; Módulo 5: Planejamento e gestão de projetos.
Estiveram presentes no evento, a coordenadora geral da FENATRAD, Luiza Batista; a presidenta de honra da FENATRAD, Creuza Oliveira; a coordenadora de Atas da FENATRAD e secretário geral da Confederação Latino-Americana e Caribenha de Trabalhadoras Domésticas (Conlactraho), Cleide Pinto; a Ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves; a secretária Nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidado do Ministério das Mulheres, Rosane Silva; a vice-reitora da UFSC, Joana Passos; a professora da UFSC, Glaucia Fraccaro. Márcia Soares, da organização Themis, também participou, reforçando o apoio à iniciativa.
Além de Creuza Oliveira, que é também secretária de Formação Sindical e de Estudos do SINDOOMÉSTICO/BA, estiveram presentes, a presidenta Milca Martins; a secretária de Assuntos Jurídicos, Valdirene Boaventura; a secretária de Imprensa e Divulgação, Lindinalva Luz; e o tesoureiro, Francisco Xavier. E as associadas, Eliane Oliveira de Jesus, Nelma dos Santos, Rita de Cássia Rocha de Melo, Marinalva Duarte Machado, Ana Cristina Souza de Jesus, Elizabete Lima, Ana Lúcia de Oliveira, Balbina de Jesus Santos e Roseni Santana de Souza.