Através do Projeto “(Re) Construindo Futuros pela Igualdade” foram realizados alguns seminários. Dentre eles, em 2023, ocorreu o seminário “Trabalho Doméstico a Favor da Vida e Valorização da Profissão”, no Sindprev-Ba. Além disso, foi realizada uma palestra ministrada por Tatiana Fernandes, fiscal do Trabalho do Ministério do Trabalho.
O evento ainda contou com mesa que abordou “Trabalho Doméstico – Resgatando Vidas na Busca por Dignidade” e “A Importância de Não Se Calar Diante das Situações de Violência e Denunciar”.
Participaram do seminário Ailton Ferreira, representando a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia, Fabya Reis; Dani Ferreira, representante o mandato do deputado Federal Valmir Assunção (PT); Milca Martins Evangelista, presidenta do SINDOMÉSTICO/BA; Jessevanda Galvino Almeida, representando o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), Davidson Magalhães; Francisco Xavier de Santana, representante da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD); Marinalva de Deus Barbosa, Secretaria de Serviços e Apoio Social do SINDOMÉSTICO/BA; e Valdirene Boaventura, secretária de Assuntos Jurídicos do SINDOMÉSTICO/BA. Dentre outros/as palestrantes.
Outros seminários foram realizados através do projeto.
Rodas de Diálogo
Também foram realizadas diversas Rodas de Diálogo com técnicos (as) de instituições, representantes do SINDOMÉTICO/BA e trabalhadoras domésticas. Uma delas, por exemplo, abordou os 33 anos de fundação da entidade, as conquistas e desafios da luta das trabalhadoras domésticas. A ação ocorreu na comunidade de Barro Duro, no bairro do Uruguai, em Salvador, e contou com o apoio do Coletivo de Mulheres As Pretas Falam.
Além dos 33 anos de história do SINDOMÉSTICO/BA, foi debatido ainda sobre os 10 anos da PEC das Domésticas; os 50 anos da Lei da assinatura da carteira de trabalho (Lei 5.858/72); incluindo sua regulamentação; e sobre a luta e combate contra o trabalho doméstico escravo.
E, em abril de 2023, foi realizada uma Roda de Diálogos em alusão ao Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica, comemorado no dia 27 de abril. O tema foi um debate sobre trabalho análogo à escravidão. A atividade reuniu as turmas de trabalhadoras domésticas dos bairros da Mata Escura e Valéria, em Salvador. A Roda de Diálogos ocorreu na sede do SINDOMÉSTICO/BA, na Avenida Vasco da Gama, 682, Ed. Juremeiro, 1º andar.
Na ocasião, foi debatido sobre as consequências e como denunciar os casos de trabalho análogo à escravidão.
Estiveram presentes as auditoras fiscais Liane Durão, Tatiana e Claudia, do Ministério Público do Trabalho (MPT).
Também foi realizada uma Roda de Diálogos com o tema “É com a participação na luta que conquistamos nossos direitos”.
Outras Rodas de Diálogo ocorreram através do projeto, discorrendo sobre outros temas.