A 14ª Semana de Valorização do Trabalho Doméstico, realizada no Shopping da Bahia, chegou ao fim no último sábado (26) em grande estilo, reunindo trabalhadoras, autoridades e parceiros em defesa de mais direitos, respeito e reconhecimento para a categoria.
O evento foi promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com diversas instituições, como o Ministério Público do Trabalho (MPT), Senac, Unijorge, UFBA, CTB, CUT e a Agenda Bahia do Trabalho Decente.
A Semana foi organizada em homenagem ao Dia da Trabalhadora e do Trabalhador Doméstico, celebrado em 27 de abril, e teve como foco fortalecer a luta histórica dessas profissionais que desempenham papel fundamental na sociedade.
Durante o evento, Milca Martins, presidenta do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas da Bahia (Sindoméstica-BA), emocionou o público com um relato de superação e conquista:
“De juíza a uma simples trabalhadora como eu, cresça uma simples trabalhadora doméstica, chegar nesse lugar onde minha patroa dizia que eu não chegaria a nada. Nós vamos, sim, chegar à Presidência do Brasil. A gente sabe como é difícil para nós, mulheres negras, que vivemos em bairros periféricos, chegar a uma faculdade. Hoje temos o apoio de várias secretarias, da Fenatrad também. Sentamos de janeiro a dezembro para promover essa semana, que precisa se expandir. Vamos levar a Semana de Valorização do Trabalho Doméstico para o nível nacional e internacional”, afirmou Milca.
A fala de Milca reforçou a importância de políticas públicas voltadas à inclusão, à educação e à valorização profissional das trabalhadoras domésticas. Ela também destacou a necessidade de ampliar o alcance da Semana de Valorização para outras regiões do Brasil e para o mundo, fortalecendo a luta pela igualdade de oportunidades.
A 14ª edição foi marcada por palestras, rodas de conversa e ações que reafirmaram o compromisso de seguir promovendo o respeito e a dignidade para quem, diariamente, contribui para o desenvolvimento de tantas famílias.