Ocorreu, neste domingo (16), uma reunião no Conjunto Habitacional 27 de Abril sobre a implantação de uma creche no local. Este é o primeiro condomínio de trabalhadoras domésticas do Brasil, e está localizado no bairro do Dóron, em Salvador. A instituição será gerida pelo Instituto de Artes e Educação 27 de Abril.
A secretária de Formação Sindical e de Estudos do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos da Bahia (SINDOMÉSTICO/BA), Creuza Oliveira, foi uma das coordenadoras da reunião.
“Diversas trabalhadoras domésticas são mães de famílias e um dos grandes problemas que enfrentam é a questão da educação das suas crianças enquanto elas trabalham. Estamos construindo mais um sonho para as mães trabalharem e deixarem seus filhos na creche”, disse Creuza Oliveira.
Creuza Oliveira avaliou a reunião como positiva. “É muito bom estarmos dialogando com o público interessado. E foi isso que o SINDOMÉSTICO/BA, o IEC e o Conselho de Moradoras fizeram nesta reunião. Sentamos para discutir o funcionamento da creche”, informou
A moradora Fernanda Souza de Jesus, de 36 anos afirmou que a creche é uma grande realização. “É um alívio, pois já terei um local para deixar a minha filha, além disso com profissionais responsáveis, pessoas confiáveis. Um sonho concretizado para nós”, avaliou.
Participaram da reunião, as condôminas do Conjunto Habitacional 27 de Abril; Francisco Xavier, tesoureiro do SINDOMÉSTICO/BA, e Valdirene Boaventura Santos, secretária de Assuntos Jurídicos do SINDOMÉSTICO/BA.
Ação
Em homenagem ao Dia Nacional das Trabalhadoras Domésticas, comemorado no dia 27 de abril, a Secretaria Estadual de Promoção de Igualdade Racial (SEMPROMI), realizará uma ação social e de saúde, no Conjunto Habitacional 27 de Abril, provavelmente no próximo dia 30.