A presidenta de Honra da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) e secretária de Formação Sindical e de Estudos do Sindicato das(os) Trabalhadoras(es) Domésticas(os) da Bahia (SINDOMÉSTICO/BA), Creuza Oliveira, participou do Seminário Internacional “Entre o global e o local: experiências de construção e territorialização de políticas e sistemas de cuidados na América Latina e no Caribe, nos dias 27, 28 e 29 de fevereiro, em Belém/PA.
O evento foi realizado pela ONU Mulheres; o Governo Federal, representado pela Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores (MRE), pelo Ministério das Mulheres (MMulheres) e pelo Ministério do Desenvolvimento Assistência Social Família e Combate à Fome (MDS); a Prefeitura Municipal de Belém (PMB); com o apoio da Open Society Foundations, da Cooperação Espanhola (AECID) e do Governo de Luxemburgo.
O seminário reuniu cerca de 250 pessoas que representam governos, sociedade civil organizada, academia e setor privado, visando não somente aumentar o conhecimento sobre a agenda de Cuidados na América Latina e Caribe, como também o fortalecimento de ações que buscam a transformação da organização social do cuidado através do intercâmbio de experiências diversas, desenhadas e implementadas na região.
O encontro reuniu também representantes de cerca de 10 países latino-americanos e caribenhos, além de representantes de organizações com atuação em diferentes países, como ONU Mulheres para as Américas e o Caribe, Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), Instituto Procomum, entre outros.
“O seminário debateu um tema muito importante para a nossa categoria, que é o cuidado. Priorizar o cuidado não apenas beneficia os indivíduos, mas também fortalece o tecido social e promove uma sociedade mais justa e equitativa. O Brasil tem investido no tema com a criação da Secretaria Nacional de Cuidado e Família, vinculada ao Ministério Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, que tem garantido políticas públicas. A FENATRAD tem participado deste debate desde os grupos de transição para a atual gestão do Governo Federal. Além dos cursos de capacitação que a Secretaria tem promovido”, disse Creuza Oliveira.
O evento contou com a participação também de Treyce Ellen Silva Goulart, analista de Programas no ELAS+ Doar para Transformar.
Com informações da ONU Mulheres