A presidenta de honra da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) e secretária de Formação Sindical e de Estudos do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos da Bahia (SINDOMÉSTICO/BA), Creuza Oliveira, é um dos destaques da “Exposição Mulheres da Terra: heroínas de ontem e de hoje”, que ocorre na estação de metrô Campo da Pólvora, em Salvador.
A ação é uma parceria da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI) e a CCR Metrô Bahia. O objetivo da Exposição é propiciar o encontro entre as pessoas que transitam pela estação de metrô com histórias da Bahia e do Brasil.
A exposição e instalação visual buscam homenagear as heroínas da Bahia e, além de destacar as mulheres que lutaram no passado, reconhece o espaço daquelas mulheres que continuam batalhando por uma Bahia mais justa, diversa e igualitária.
As convidadas nesta primeira edição são a Tenente-Coronela Denice Santiago, a Defensora Pública da Bahia indígena Aléssia Berluza Tuxá, a ativista pelos direitos das trabalhadoras domésticas Creuza Oliveira e a líder religiosa Mãe Jaciara.
Os totens, além das fotografias e biografias dessas mulheres, trazem um QR code que direciona o público para o podcast Mulheres da Terra. Nele, é possível assistir as entrevistas com as convidas e aprofundar o conhecimento sobre as heroínas atuais da Bahia.
“Me sinto honrada de fazer parte de um time de heroínas do nosso estado. São mulheres fortes, aguerridas, com histórico de lutas por igualdade, que conquistaram seu espaço na sociedade. É muito significativo para a nossa categoria ter uma trabalhadora doméstica como uma heroína do povo baiano”, disse Creuza Oliveira.
A Exposição acontece até o dia 6 de outubro.
Com informações da Ascom/SPM