Neste domingo (15), foi realizada a comemoração do aniversário de oito anos da Coletiva de Mulheres Negras Creuza Oliveira. O evento foi o último encontro da pauta de 2024, e ocorreu na sede da entidade.
Foi realizada uma oficina sobre a ‘Saúde das Mulheres Negras’, com a participação da pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Jaqueline Bonne, e da professora de Psicologia e Clínica do Trabalho na Universidade Sorbonne Paris Nord, Valérie Ganem.
Na ocasião, foi firmada uma parceria com ambas e a Coletiva para a realização de novas oficinas sobre a “Saúde Mental das Mulheres Negras”.
“Foi muito importante o nosso último encontro. Marcado pela comemoração dos oitos anos da Coletiva de Mulheres Negras Creuza Oliveira. Foram anos de luta e resistência”, afirmou Milca Martins, representante da Coletiva de Mulheres Negras Creuza Oliveira.
Estiveram presentes a presidenta da Coletiva Mulheres Negras Creuza Oliveira, Nivanides da Cruz da Silva, tecnóloga em Segurança no Trabalho; a presidenta de Honra da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) e secretária de Formação Sindical e de Estudos do Sindicato das (os) Trabalhadoras (es) Domésticas (os) da Bahia (SINDOMÉSTICO/BA), Creuza Oliveira; Milca Martins, presidenta do SINDOMÉSTICO/BA e secretária geral da Coletiva de Mulheres Negras Creuza Oliveira, que também compõe a Rede de Mulheres Negras do Estado da Bahia; Sueli Santo, da Rede de Mulheres Negras do Estado da Bahia; e Lindinalva de Paula, da Rede de Mulheres Negras da Bahia.
O encontro reuniu participantes das comunidades da Mata Escura, Calabetão, Jardim Santo Inácio e adjacências.