Cleide Pinto foi eleita secretária-geral da Confederação Latino-americana e Caribenha de Trabalhadoras Domésticas (CONLACTRAHO), durante o VIII Congresso da entidade, em São Paulo. O mandato será de quatro anos. Ela também é coordenadora de Atas da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) e presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos de Nova Iguaçu/RJ (SINDOMÉSTICO/NOVA IGUAÇU).
O tema do Congresso foi “Unidas Hoje, Amanhã e Sempre pelo Trabalho Decente”. O evento ocorreu entre os dias 5 e 7 de maio, no Novotel, em São Paulo.
“A FENATRAD está na CONLACTRAHO desde a sua fundação. O nosso plano com a CONLACTRAHO é legalizar todos os documentos para não se perder uma luta de 30 anos. Isso será realizado através de um corpo jurídico”, afirmou Cleide Pinto.
Estiveram presentes a delegação dos seguintes países: Chile, Argentina, Paraguai, Peru, Bolívia, Equador, Colômbia, República Dominicana, México, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicaragua, Costa Rica, Panamá e Brasil.
CONLACTRAHO
A Confederação Latino-Americana e Caribenha de Trabalhadoras Domésticas foi criada desde 1988 por sindicatos e organizações latino-americanas com o objetivo de lutar pelos direitos das trabalhadoras domésticas. A entidade está presente em diversos países da América Latina e Caribe.