Neste domingo (17), o Sindicato dos Trabalhadores Domésticos da Bahia (SINDOMÉSTICO/Ba) deu continuidade às atividades do projeto apoiado pela Open Society Fundations (OSF), Federação Internacional dos Trabalhadores Domésticos (FITH) e Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), que visa a formação de lideranças. O evento ocorreu na sede da entidade, em Salvador.
O encontro reuniu dirigentes sindicais, trabalhadoras associadas e não associadas da base do SINDOMÉSTICO/BA.
“O curso foi uma oportunidade para as companheiras que estão chegando aprenderem o que é a CUT, como começou a associação das trabalhadoras domésticas, como surgiu o sindicato, como foi a luta na Assembleia Constituinte, aprender sobre as legislações. Assim a categoria vai se empoderando sobre a luta das trabalhadoras domésticas”, avaliou Marinalva de Deus Barbosa, secretaria de Serviços e Apoio Social do SINDOMÉSTICO/Ba.
O evento contou com a participação do representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Coutinho.
Na ocasião, foi debatido temas como o trabalho doméstico, a Convenção 189, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o trabalho análogo à escravidão e direitos da categoria.
“O nosso encontro foi muito prazeroso, tendo como resultado final uma rica troca de conhecimentos e boas propostas de empoderamento e avanços nos direitos para a nossa categoria. Não vemos a hora do nosso próximo encontro, um grande viva para o SINDOMÉSTICO/Ba e às trabalhadoras domésticas”, disse Francisco Xavier, diretor de Comunicação da entidade.