O Sindicato dos Trabalhadores Doméstico da Bahia (SINDOMÉSTICO/BA) realiza, neste domingo (13), 14h, uma palestra sobre a Consciência Negra. A atividade integra as ações do Novembro Negro. O evento vai ocorrer na sede da entidade, no bairro da Vasco da Gama, em Salvador.
Para falar sobre o tema, o SINDOMÉSTICO/BA convidou Mônica Sacramento Souza, administradora e militante do Movimento de Educação Popular na América Latina, do Movimento Negro Unificado (MNU) e do Comitê Intersetorial de Atendimento à Pessoa em situação de rua (COMPOP), e Claudemiro Dias Bulhosa, militante do MNU, formado em Gestão Pública.
O debate será mediado por Valdirene Boaventura Santos, secretária de Assuntos Jurídicos do SINDOMÉSTICO/BA.
“Durante o evento, será lido o Estatuto da Igualdade Racial para que as companheiras entendam a importância do 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, uma data de luta e resistência”, disse Milca Martins, presidenta eleita.
Posse
Na ocasião, a nova diretoria eleita será apresentada e tomará posse. Os diretores assumem o sindicato em janeiro de 2023, para a gestão de três anos.
A presidenta eleita, Milca Martins, afirma que o Dia da Consciência Negra é uma data simbólica de luta e resistência. “Para nós, povo negro, é muito importante que estejamos nas ruas participando das agendas do 20 de novembro, nos conscientizando da importância desta data, porque devemos defender as nossas pautas, como os direitos humanos e igualdade de direitos. Temos o direito de ser negras e negros livres. Em pleno século XXI, o povo negro continua morrendo e sofrendo todo tipo de discriminação, principalmente, as trabalhadoras domésticas”, disse.