A secretária de Formação Sindical e de Estudos do SINDOMÉSTICO/Ba, Creuza Oliveira, e o diretor de Tesouraria, Francisco Xavier de Santana, participaram, no último dia 18 de maio, do lançamento do Programa Juventude Produtiva. O projeto é uma ação do Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e terá aporte de R$ 8.134.400 milhões para beneficiar cerca de 17.040 jovens baianos. O evento ocorreu no Gran Hotel Stella Mares e reuniu centenas de jovens.
O ato teve a presença do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e do governador Jerônimo Rodrigues. Sheila Ive de Souza, filiada ao SINDOMÉSTICO/Ba, também participou do evento.
O programa contemplará 17.040 estudantes ou egressos da rede pública escolar, na faixa etária de 16 a 29 anos, e oferece capacitação e orientação para atividades empreendedoras e geradoras de renda.
Funtrad
O programa Juventude Produtiva é financiado pelo Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad).
Inclusive, o Sindoméstico/BA) é uma das entidades que teve projeto de incentivo ao trabalho decente selecionado pelo Funtrad. Trata-se do Projeto “(Re) Construindo Futuros pela Igualdade”, que consiste na capacitação das trabalhadoras domésticas de Salvador e alguns municípios do estado.
O Funtrad é um fundo de natureza contábil-financeira com o intuito de captar recursos para colaborar na implementação de ações de fomento ao trabalho decente. A aplicação dos recursos é decidida pelo Conselho Deliberativo de composição multipartite. Uma das principais fontes dos investimentos é resultado da atuação do Ministério Público do Trabalho (MPT).
Com informações da Setre