SA coordenadora geral da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), Luiza Batista, a coordenadora de Atas, Cleide Pinto, e o coordenador de Finanças, Francisco Xavier, participaram, nesta segunda-feira (20), da sessão solene realizada na Câmara dos Deputados sobre o Dia da Consciência Negra. O pedido para a realização da homenagem foi requerido pela deputada Carol Dartora (PT-PR) e pelo deputado Vicentinho (PT-SP).
Cleide Pinto, representando Luiza Batista, foi convidada para compor a Mesa da sessão solene. Em seu discurso, ela ressaltou a importância da deputada federal Benedita da Silva. Ela acompanha a Federação desde sempre e nunca negou estar com a gente nas nossas reinvindicações”, disse.
“Estou aqui representando a nossa coordenadora geral, Luiza Batista, além de mais de 8 mil mulheres negras, trabalhadoras domésticas. Que elas se sintam representadas por mim”, afirmou Cleide Pinto. Ela ainda destacou que a precursora da luta das trabalhadoras domésticas no Brasil, Laudelina Campos Melo, entrou no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, neste ano, após sanção da Lei 14.635/2023 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A coordenadora de Atas da FENATRAD informou ainda sobre o Título de Doutora Honoris Causa que a Universidade Federal da Bahia (UFBA) irá conceder a Creuza Oliveira, uma das principais lideranças e ativistas pelos direitos das trabalhadoras domésticas do Brasil.
Para o coordenador de Finanças da FENATRAD, Francisco Xavier, “a sessão solene reconhece a valorosa contribuição do povo negro para a sociedade brasileira e demonstra que o Parlamento está disposto a discutir e criar políticas pública para superar o racismo e todas as consequências dessa prática em nosso país. Viva Laudelina de Campos Melo, vivas as trabalhadoras domésticas!”, disse.