O Sindicato dos Trabalhadores Domésticos da Bahia (SINDOMÉSTICO/BA) participou, nesta quarta-feira (25), do Seminário Estadual sobre Sofrimento e Adoecimento Psíquico Relativos às Relações de Trabalho. O evento foi promovido pela Central Única dos Trabalhadores na Bahia (CUT/BA), e ocorreu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social Da Bahia (SINDPREV-BA), no bairro de Nazaré, em Salvador.
A presidenta do SINDOMÉSTICO/BA, Milca Martins, considera o tema do evento muito relevante para a categoria das trabalhadoras domésticas “Muitas companheiras estão sofrendo o adoecimento mental nos locais de trabalho. Somos atingidas diretamente, pois o nosso trabalho requer muita força, e sabemos o quanto é um ambiente adoecedor. Foi muito importante a nossa participação na construção deste evento”, disse.
A vice-presidente da CUT na Bahia, Luciomar Vitta, ressaltou que “a precarização do trabalho é perversa e a piora da saúde mental do trabalhador é uma doença não visibilizada até porque as pessoas evitam falar sobre seus momentos difíceis por medo do desemprego. Há uma sobrecarga na sociedade e a gente precisa discutir esse assunto, pois as doenças psíquicas representam o maior motivo de afastamento do trabalho e de pedidos de aposentadoria”, disse
O seminário reuniu líderes sindicais, especialistas das áreas da Medicina, Enfermagem, Direito e Psicologia. O SINDOMÉSTICO/BA foi representado pela conselheira fiscal da entidade, Maria do Carmo de Jesus Santos.
Com informações do SINDPREV.