Nesta quarta-feira (29), diretoras do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos da Bahia (SINDOMÉSTICO/BA) fizeram parte da Mesa sobre ‘Luta pela Descravização do Trabalho Doméstico: longo caminho percorrido’, da VII Semana das Mulheres na FACED (Faculdade de Educação da UFBA). O evento foi promovido pelo Coletivo de Mulheres do LEMARX e Ateliê de Estética Marxista. E contou com o apoio da Faculdade de Educação da UFBA (FACED).
Fizeram parte da Mesa Creuza Oliveira, presidenta de honra da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) e secretária de Formação Sindical e de Estudos do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos da Bahia (SINDOMÉSTICO/BA); Milca Martins, presidenta do SINDOMÉSTICO/BA; e diretora do Conselho das Trabalhadoras Domésticas (CNTD), e a professora da UFBA, Maise Zucco.
O debate foi mediado por Rosângela Conceição Santana, uma das organizadoras do evento, que ocorre anualmente. Ela é secretária-geral do SINDOMÉSTICO/BA e representante do Coletivo de Mulheres do LEMARX.
“Quando se fala da Semana das Mulheres é necessária a presença de representantes como estas. São mulheres que têm feito transformações na nossa luta diária e estão à frente de diversos movimentos sociais. Nossa querida Creuza, por exemplo, é uma grande representação política para todas nós”, disse Rosângela Santana.
Para Milca Martins, a atividade é muito importante para a luta e a organização das trabalhadoras domésticas. “Estar dentro de uma faculdade de educação é muito significativo para nós. Colaboramos no evento com um importante debate sobre o trabalho análogo à escravidão e todas as violências que a nossa categoria sofre nas casas os empregadores”.
Na ocasião, Creuza Oliveira, uma das principais lideranças e ativistas pelos direitos das trabalhadoras domésticas do Brasil, contou a trajetória de luta da categoria e a importância da organização sindical.