O Sindicato dos Trabalhadores Domésticos da Bahia (Sindoméstico/BA) em parceria com Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), realizaram a 12ª Semana de Valorização do Trabalho Doméstico. O evento ocorreu nesta quarta-feira (27), Dia Nacional das Trabalhadoras Domésticas, na unidade central do SineBahia, localizada no Terminal de Integração de Pituaçu, em Salvador.
A iniciativa contou com uma programação composta de apresentação de estudos, debates e atrações culturais e tem o apoio da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).
“Essa é uma importante parceria que nós temos com a Setre que possibilita levar à sociedade a situação do trabalho doméstico, a realidade da categoria, resultados de pesquisas, questões políticas e sociais, entre outras pautas. É a voz da categoria sendo divulgada por uma secretaria do estado. A Setre tem sido nossa parceira desde o primeiro mandato de Jaques Wagner”, informou a presidenta do Sindoméstico, Creuza de Oliveira.
A cerimônia de abertura contou com a presença de secretários estaduais, parlamentares e representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos da Bahia (Sindoméstico-BA), da Superintendência Regional do Trabalho (SRT) e da Ordem dos Advogados do Brasil- Seção Bahia (OAB-BA).
Durante o evento, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) apresentou a pesquisa “Quem Cuida das Cuidadoras – Trabalho Doméstico Remunerado em Tempos de Coronavírus” e a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) utilizou informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua para abordar o tema “Mercado de Trabalho Doméstico Baiano – Cenário Recente”, com debate sobre o panorama, as perspectivas e os desafios do trabalho doméstico no estado.
Ainda foi apresentado o Estudo de Pesquisa a Domicílio sobre o Panorama do Trabalho Doméstico na Bahia, com debatedores do Ministério Público do Trabalho, Superintendência Regional do Trabalho, Ordem dos Advogados da Bahia e Sindoméstico.
O projeto “Combate a Exploração no Trabalho Doméstico Promovendo o Trabalho Decente”, desenvolvido há um ano pela SRT/BA foi transmitido ao vivo, das 18h às 20h, pelo YouTube da secretaria.
A 12ª Semana de Valorização do Trabalho Doméstico contou ainda com a apresentação musical da cantora Graça Onasilê, recital poético de Udi Santos, poeta, compositora e cantora e um desfile com a participação das trabalhadoras domésticas.
Agenda
Na Bahia, o mês de abril foi marcado por muitas atividades promovidas pelo Sindomestico/Ba em comemoração ao Dia Nacional das Trabalhadoras Domésticas. Toda a diretoria da entidade esteve envolvida em entrevistas para os mais variados veículos da impressa local e nacional.
“Para nós, o grande destaque foi, sem dúvida, mais uma edição da Semana de Valorização do Trabalho Doméstico. Neste evento podemos vir à público mostrar o que a nossa categoria tem enfrentado, são muitos os desafios, mas a cada ano, temos novas conquistas para comemorar. Este ano devemos destacar as atividades realizada pela Superintendência Regional do Trabalho (SRT), pelo resgate de trabalhadoras domésticas em tralho escravo na Bahia”, frisou o diretor do Sindoméstico, Francisco Xavier.
Francisco Xavier destacou ainda o fortalecimento de vários sindicatos da categoria pelo país. “Temos uma Federação Nacional cada vez mais forte, uma Federação Internacional atuante e o nosso sindicato continua forte, ampliando parcerias importantes, e conquistando mais direitos, como exemplo, o Conjunto Habitacional para as trabalhadoras domésticas de Salvador. Sindoméstico/BA, 32 anos de lutas e resistência. E novas conquistas virão”, disse.