O Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Estado da Bahia (SINDOMÉSTICO/BA), em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Transporte (SETRE/ FUNTRAD), desenvolvem o projeto “(Re) Construindo Futuros pela Igualdade”. Ele consiste em capacitação profissional e social, onde serão ofertados cursos de cuidadora, congelamento, cozinha básica, segurança no trabalho, direito trabalhista, sobre a Lei Maria da Penha e Combate ao Racismo, dentre outros.
Serão dez turmas, seis em Salvador, duas em Vitória da Conquista e duas em Feira de Santana. Além disso, o projeto contempla ainda dez rodas de conversas, quatro seminários e oficinas artísticas. As primeiras turmas contemplam trabalhadoras domésticas dos bairros da Mata Escura, Valéria e Canabrava. Cada turma terá duração de quatro meses. As aulas acontecem de segunda a quinta, pela noite.
O projeto teve início na última sexta-feira (20), com a primeira Roda de Conversa. O tema foi “Direitos Humanos e o Direitos das Mulheres”, com a palestrante Janice Alves.
“O projeto (Re) Construindo Futuros pela Igualdade é muito importante para a nossa luta. As trabalhadoras domésticas vêm enfrentando por décadas as questões dos direitos trabalhistas e dos direitos humanos. Nós precisamos ter esses apoios do governo para fortalecer a nossa classe trabalhadora, pois não temos os nossos direitos respeitados dentro dos ambientes domésticos. A categoria precisa entender que existem leis que garantem os nossos direitos. Essa parceria vai nos fortalecer cada vez mais enquanto base”, disse Milca Martins, presidenta do SINDOMÉSTICO/BA.
A secretaria de Formação Sindical e de Estudos, Creuza Oliveira, afirma que “o SINDOMÉSTICO/BA já vem desenvolvendo cursos de capacitação para a categoria desde o início de suas atividades, há 33 anos”.