A Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) denuncia flagrante, através de um vídeo que viralizou nas redes sociais, de uma trabalhadora doméstica pendurada na janela para fazer a limpeza em um apartamento do Condomínio Evolution, localizado no bairro de Boa Viagem, em Recife.
De acordo com a coordenadora-geral da FENATRAD, Luiza Batista, “o vídeo chama a atenção pela altura em que a trabalhadora está pendurada para deixar os vidros dos apartamentos todos limpos e transparentes, a custa do risco de perder a vida. Essa pessoa não está se arriscando porque quer, deve ser uma trabalhadora com filhos, compromissos, e que precisa trabalhar para sobreviver”, disse.
“Esta é uma prática que era muito vista em décadas anteriores. Infelizmente, constatamos que ainda não foi extinta. Um absurdo e uma vergonha para a nossa nação. Diante deste vídeo, fica a reflexão: quantas milhares de trabalhadoras não se arriscam diariamente executando uma tarefa para qual não estão qualificadas, sem nenhum equipamento de proteção, colocando a sua vida em risco?”, questiona.
Luiza Batista sugere que os condôminos contratem funcionários capacitados, com equipamentos de proteção, para fazer a limpeza das fachadas dos edifícios e das janelas das suas unidades. “Por que que tem que ser a trabalhadora doméstica? Que está trabalhando visivelmente pela necessidade, sem nenhum equipamento de proteção? Isso mostra que a casa grande continua achando que vidas negras não importam. Precisamos mudar isso. Pensar em mecanismos para coibir este tipo de abuso. Temos que denunciar ao Ministério Público”, concluiu Luiza Batista.