Entre os dias 24 e 26 de maio, a FENATRAD e a coordenação do Programa Trabalho Doméstico Cidadão (TDC) se reuniram no Centro de Formação e Lazer do SINDSPREV, na cidade de Recife, para a formação das formadoras que atuarão no projeto. A atividade foi financiada pelo Solidarity Center.
Nesta nova edição do TDC, a FENATRAD, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Ministério das Mulheres desenvolvem o Programa com foco em formação de novas lideranças. Espera-se que 150 trabalhadoras domésticas de 20 sindicatos e associações sejam formadas e se tornem multiplicadoras.
Para tal, os cursos presenciais serão organizados e ministrados diretamente por atuais lideranças da FENATRAD e seus sindicatos afiliados, de forma que as entidades possam ganhar maior autonomia. O projeto contará com 2 coordenadoras nacionais: Cleide Pereira Pinto (coordenadora de Atas da FENATRAD, secretária geral da CONLACTRAHO, e presidenta do SINDOMÉSTICO de Nova Iguaçu/RJ) e Chirlene Santos Brito (secretária de Formação Sindical e diretora da Associação das Trabalhadoras Domésticas de Campina Grande/PB); e 4 coordenadoras regionais: no sudeste, Lúcia Helena Conceição de Souza (secretária de Articulação Nacional da FENATRAD e SINDOMÉSTICO de Volta Redonda-RJ), no sul, Leandra Lacerda (diretora do SINDOMÉSTICO de Chapecó/SC), no norte, Maria Isabel Castro Costa (secretária da Mulher da FENATRAD e SINDOMÉSTICO Maranhão/MA), e no nordeste, Quitéria Silva Santos (conselheira Fiscal da FENATRAD e SINDOMÉSTICO Sergipe/SE).
Com o objetivo de preparar a equipe, ocorreu, no dia 24, uma roda de conversa sobre as experiências vividas durante o desenvolvimento da primeira edição do Programa (2003-2006), sobre o qual temos poucos materiais escritos. Para essa atividade, contou-se com as presenças de Creuza Oliveira (presidenta de Honra da FENATRAD), Luiza Batista (coordenadora geral da FENATRAD), Francisco Xavier (coordenador de Finanças da FENATRAD), Maria Noeli dos Santos (convidada de honra) e Regina Teodoro (convidada de honra). As professoras Glaucia Fraccaro (UFSC) e Louisa Acciari (coordenadora de projetos da FENATRAD e UFSC) facilitaram também uma roda de conversa sobre educação popular e técnicas para organizar o processo formativo.
No sábado (25), as formadoras revisaram os materiais didáticos que serão aplicados nos módulos 1 (“Trabalhadoras Domésticas e suas Lutas”) e no módulo 2 (“Os diretos das Trabalhadoras Domésticas”). Já na manhã de domingo (26), elas fizeram o exercício prático de ministrar uma mini-formação usando os módulos.
Mesa de Debate
A encontro contou também com uma mesa de debate sobre as Convenções 189 e 190 da Organização Internacional do Trabalho. Durante essa atividade, discutiu-se o funcionamento da entidade e sua importância no estabelecimento de padrões internacionais de trabalho.
Além disso, os estudantes do curso de História da UFSC e bolsistas do TDC, João Pedro Brunetti dos Santos, Isabelly Nunes Prado e Maria Luiza Péres, aproveitaram a ocasião para realizar entrevistas com Creuza, Francisco, Luiza, Noeli e Regina. Foram registradas suas trajetórias pessoal e sindical, bem como as memórias da primeira edição do TDC. O material seguirá para a UFSC e servirá de fonte de dados para futuras pesquisas.
Para mais informações, acesse o Instagram oficial do Programa: @tdc.trabalhodomestico.