A Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) parabeniza a vitória de Francia Márquez, mulher negra e ex-trabalhadora doméstica, para a Vice-Presidência da Colômbia. Ela irá governar o país ao lado do presidente eleito no último domingo (19), Gustavo Petro.
A coordenadora-geral da FENATRAD, Luiza Batista, afirmou que “a Colômbia está de parabéns por esta vitória maravilhosa. Apesar de estarmos vivendo em tempos difíceis, há avanços importantes”, disse.
Para Cleide Pinto, coordenadora de Atas, “a cada dia que nos deparamos com uma mulher negra, ex-trabalhadora doméstica, governando um país, nos enche de força para continuar lutando pela nossa categoria e por mais mulheres negras na política. Parabéns para esta mulher que não desistiu e nem abaixou a cabeça. Ela foi em frente e chegou aonde chegou”.
“Espero que no Brasil aconteça uma vitória como essa para derrubar os retrocessos e retomar a democracia plena no nosso país”, disse a presidenta de honra da FENATRAD, Creuza Oliveira.
A diretora da FENATRAD, Milca Martins, afirmou que a vitória de Francia Márquez é um momento histórico para todas as mulheres negras e trabalhadoras domésticas. “Reforça a nossa luta de conscientizar as mulheres de que devem estar onde quiserem. Francia sabe o que é enfrentar o racismo e o preconceito de gênero. Esta é uma mulher que nos representa”, frisou.
Quem é Francia Márquez
Francia é natural do distrito de La Toma, no oeste do país. Ela foi a líder de um movimento popular contra a exploração mineral na região. Em 2018, recebeu o prêmio Goldman (considerado o “Nobel do Meio Ambiente”).
Ela tem 40 anos e é formada em Direito pela Universidade Santiago de Cali. Mãe solo de dois filhos e tem uma história de vida muito ligada ao ativismo social. Na juventude, Francia trabalhou como garimpeira de ouro e como trabalhadora doméstica.