Através dos sindicatos filiados, a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) participará ativamente da Marcha da Consciência Negra, que será realizada no próximo dia 20 de novembro.
As celebrações referentes à Consciência Negra surgiram nas lutas dos movimentos sociais contra o racismo na década de 70. É a data da morte de um mártir pela libertação dos escravos, Zumbi dos Palmares.
O intelectual e ativista do Rio Grande do Sul, Oliveira Silveira, e outros, identificaram a data, mobilizaram o movimento negro e sugeriram essa data como o Dia Nacional da Consciência Negra. Em 1971, foi proposto que nessa data fosse comemorado o valor da comunidade negra e sua fundamental contribuição ao país.
Luiza Batista, coordenadora geral da federação, afirma que são muitos os desafios contra o preconceito, que inclui o racismo, a homofobia e a gordofobia, entre outros.
“Este ano, a luta estará mais intensificada por conta da atual conjuntura nacional. Temos um presidente misógino, racista, homofóbico, que a cada dia vem oprimindo mais o povo negro. São pessoas que sofrem todos os dias com as perdas de direitos e postos de trabalho. Esta é uma luta constante, mas no mês de novembro os movimentos intensificam o trabalho para mostrar que a dor do povo negro não é ‘mimimi’, como muitos dizem. Só sabe quem sente e sofre na pele o racismo, o preconceito, a violência. A pauta é o combate a todas essas mazelas que perseguem a população negra. Nós queremos respeito. A resistência se amplia neste mês de luta!”, disse.
Atos
Recife
Luiza Batista, que também é diretora do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Pernambuco (Sindoméstico/PE), vai participar dos atos Ocupa Passarinho, Beleza Negra e da Terça-Feira Negra. Ela confirma também a participação nos eventos realizados pela Central Única dos Trabalhadores. A programação ainda será divulgada.
Nova Iguaçu
A presidenta Cleide Pinto, também coordenadoras de Atas da FENATRAD, informa que em comemoração à data, o Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, vai realizar, no dia 23 de novembro, uma roda de conversa junto com o Teatro do Oprimido do Ponto Chic, no centro de Nova Iguaçu.
O 20 de Novembro pode se tornar feriado nacional
Após aprovação do projeto (PLS 482/2017) na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado, no dia 23 de agosto de 2021, o dia 20 de novembro pode ser feriado nacional como o Dia de Zumbi e da Consciência Negra.
A proposição é de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).
Esse feriado já acontece em várias cidades do Brasil e em alguns Estados do Brasil, inclusive, São Paulo. Há várias cidades de Minas Gerais, São Paulo também, vários Estados: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Amapá e Piauí.