A Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) e os sindicatos associados lançam uma Campanha Nacional de Filiação, com o objetivo de conscientizar a categoria sobre a série de benefícios e oportunidades que garantem a sindicalização.
O material referente à campanha já está sendo veiculado nas redes sociais da federação e demais sindicatos.
Há um grande contingente de trabalhadoras domésticas no país, mas o número de filiadas aos sindicatos precisa aumentar. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há quase 6 milhões de trabalhadores domésticos no Brasil. Em 2013, havia 1,9 milhão com carteira assinada, em 2022, o ano fechou com 1,5 milhão de pessoas registradas. As trabalhadoras informais somavam 4 milhões em 2013 e até o ano passado eram 4,3 milhões sem carteira assinada.
Por que se sindicalizar?
Os sindicatos atuam como representantes dos trabalhadores, defendendo seus interesses em questões como salário, benefícios, condições de trabalho e segurança no emprego. Eles podem negociar acordos coletivos com os funcionários para garantir melhores condições de trabalho.
Além disso, os sindicatos oferecem assistência legal aos seus membros em questões relacionadas ao emprego, como demissões injustas, discriminação no local de trabalho e privacidade de direitos trabalhistas. Eles podem fornecer representação legal aos tribunais ou ajudar os trabalhadores a encontrarem recursos legais.
As entidades ainda oferecem programas de formação e educação para os filiados, ajudando-os a desenvolver habilidades profissionais, acessando oportunidades de aprendizagem e progredindo em suas carreiras.
O sindicato fortalece apoio a luta dos trabalhadores dando também suporte nas áreas sociais, saúde e cidadania.