Começa, nesta quinta-feira (16), o Seminário e Reunião Nacional das Trabalhadoras Domésticas, com o tema “Pela Reconstrução e Efetivação dos Nossos Direitos”, realizado pela Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) e pelo Conselho Nacional dos trabalhadores domésticos (CNTD). O evento segue até domingo (19), em Brasília.
O seminário conta com o apoio da Ford Fundation, ONU Mulheres, Fundo Elas, Themis, Fundo Labora e Solidarity Center.
“Este seminário está trazendo a devolutiva dos seminários regionais. Ocasião em que ouvimos as demandas dos sindicatos das regiões, e agora, neste seminário, em nível nacional, vamos planejar as ações da FENATRAD para o próximo ano. Inclusive, iremos criar uma agenda política durante o seminário”, disse Luiza Batista.
A primeira Mesa de Debate teve como tema “Avanços e retrocessos para os direitos das trabalhadoras domésticas: FENATRAD, OIT, Secretária Nacional de Cuidados, TST”.
Estiveram presentes na Mesa a coordenadora geral da FENATRAD, Luiza Batista; a coordenadora de Atas da FENATRAD, Cleide Pinto; a secretária Nacional de Cuidados e Família do governo Federal, Laís Abramo; Lucia Helena Conceição de Souza, representante do Ministério dos Direitos Humanos; Vanessa Sampaio, representante do Fundo Labora, e Amanda Camargo, representante da ONU Mulheres.
O evento reúne os sindicatos filiados dos estados do Acre, Amapá, Associação de Diaristas de Belo Horizonte, Bahia, Campinas, Chapecó, Franca, Maranhão, Nova Iguaçu, Paraíba, Piauí, Piracicaba, Recife, Rio de Janeiro Roraima, São Paulo, Sergipe, Vitória e Volta Redonda.
Programação
Nesta quinta-feira, irá ocorrer ainda a Mesa de Debate sobre ‘Balanço do atendimento jurídico nos sindicatos’, que vai reunir os advogados de todos os sindicatos filiados. Além disso, terá a reunião do Grupos de trabalho, sobre ‘Desafios na implementação dos direitos’ e a Plenária que irá abordar as ‘Estratégias pela efetivação dos direitos’.
Na sexta-feira (17), terá a palestra sobre “Direitos das trabalhadoras migrantes e refugiadas”; o grupo de trabalho que irá organizar as trabalhadoras migrantes e refugiadas; e Mesa de Diálogo sobre a defesa dos direitos das trabalhadoras domésticas.
No sábado (18), o evento terá o balanço dos projetos em andamento com as entidades parceiras, ONU Mulheres, Fundo Elas, Fundo Brasil de Direitos Humanos; o balanço dos seminários regionais e reuniões dos Grupos de Trabalho.
O encerramento será no domingo (19), com o informe dos sindicatos e a reunião de planejamento.