A Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) e o Conselho Nacional dos Trabalhadores Domésticos do Brasil (CNTD) realizaram, no dia 9 de fevereiro, a abertura do Encontro Nacional das entidades, com o tema “Retomando o diálogo democrático, sem medo de ser feliz”. O evento ocorreu em Brasília.
A mesa de abertura contou com a participação da presidenta do CNTD e coordenadora geral da FENATRAD, Luiza Batista Pereira; a presidenta do Instituto de Pesquisas Econômica Aplicada (IPEA), Luciana Servo; o secretário de Assuntos Jurídicos da CUT Nacional, Valeir Ertle; e Julimar Roberto, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (CONTRACS).
No segundo dia do encontro, no dia 10, foi realizada a prestação e aprovação de contas e o planejamento das atividades do ano de 2023.
Além disso, a direção das entidades realizou nos dias 11 e 12 as Assembleias Gerais Ordinárias anuais. O evento reuniu representantes de 17 entidades de trabalhadoras domésticas filiadas à FENATRAD, de 13 estados do país: Acre, Amapá, Bahia, Maranhão, Piauí Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
“Foi uma assembleia muito produtiva, com boas notícias, reuniões muito positivas. Foi uma agenda extensa em Brasília, mas com muita alegria. Sabendo que a luta não pode parar”, avaliou Luiza Batista.
Nova sede
Durante o encontro, as representantes da categoria conheceram a nova sede da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), localizada na área central de Brasília.
“Foi uma alegria para nós. Um sonho de toda uma categoria que se realizou. Foi uma sementinha que a companheira Creuza [Oliveira] lançou e brotou com força. Hoje a FENATRAD tem sede própria”, disse Luiza Batista.