Na manhã desta terça-feira (11), a presidenta de honra da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) e secretária de Formação Sindical e de Estudos do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos da Bahia (SINDOMÉSTICO/BA), Creuza Oliveira, foi a entrevistada do Programa ‘Isso é Bahia’, da Rádio A Tarde FM (103.9), apresentado por Jeferson Beltrão, Ernesto Marques e Levi Vasconcelos.
Na ocasião, a dirigente sindical falou sobre o Título de Doutora Honoris Causa que irá receber, após aprovação da Universidade Federal da Bahia (UFBa) e os desafios, lutas e conquistas da categoria das trabalhadoras domésticas.
Creuza Oliveira ressaltou o trabalho do SINDOMÉSTICO/BA que completou 33 anos. “De lá pra cá nós viemos lutando e conquistando direitos, como o conjunto habitacional, direitos trabalhistas, a visibilidade em nível nacional e internacional, a PEC da Doméstica, a Convenção 189, entre outros”, disse.
De acordo com Creuza Oliveira, “as trabalhadoras domésticas são na maioria mulheres negras, pobres, da periferia, mães sozinhas. O trabalho doméstico é importante para a sociedade, com um valor social muito importante, e muitas vezes as pessoas acham que o trabalho doméstico não gera lucro para o empregador. Nós geramos muito mais do que lucro. Geramos saúde, educação, limpeza, segurança, bem-estar, repomos a força de trabalho quando outra trabalhadora sai para trabalhar e cuidamos do seu maior bem, que são os filhos”, ressaltou.
“Os sindicatos e a FENATRAD têm lutado por políticas públicas na área de creches, escolas em tempo integral. Ou seja, não lutamos apenas por direitos trabalhistas, mas por direitos de um modo geral. E direitos sociais também, como a oportunidade de estudar”, disse.
Regiões
Creuza Oliveira também afirmou que a condição das trabalhadoras domésticas do Norte e Nordeste, em muitos casos, é muito pior que as trabalhadoras da região Sudeste. “Existe diferença de salários entre uma região e outra. Em São Paulo, existe uma Convenção Coletiva, piso salarial, acordo de cesta básica, plano de saúde, dentre outros”, informou.
Honraria
Recentemente, o Conselho da Universidade Federal da Bahia (UFBa) aprovou o título de Doutora Honoris Causa para Creuza Oliveira. Ela ressaltou que é um importante reconhecimento pelo seu trabalho em prol da categoria das trabalhadoras domésticas. “Este título irá abrir portas para outras. É uma vitória muito importante para a nossa luta e para a nossa história”, afirmou.