A Coletiva de Mulheres Creuza Oliveira participa da organização do Encontro Estadual do Movimento Negro Unificado (MNU), que vai ocorrer nos dias 10, 11 e 12 de março, em Salvador. O tema do evento será “Reaja à Violência Racial, com Racismo Não Há Democracia”. Nesta quarta-feira (4), foi realizada uma reunião preparatória online sobre o Encontro. Foi definido que o evento terá os seguintes eixos de trabalho: Comunicação, Programação, Estrutura, Projeto, Mobilização, Coordenação para organização das plenárias e reuniões e Comissão da Plenária.
O MNU vai completar em junho 44 anos de luta e resistência. E, desde a sua fundação, as trabalhadoras domésticas participam das suas atividades. “Líderes sindicais históricas da categoria estiveram à frente na construção do movimento. Uma delas é Creuza Oliveira, diretora do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos da Bahia e presidenta de honra da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas”, afirmou Milca Martins, diretora da Coletiva e presidenta do SINDOMÉSTICO/BA.
“É muito importante para nós, trabalhadoras domésticas, estarmos dentro deste segmento pela luta racial. Afinal a maioria de nós somos mulheres negras e chefes de família. Acompanhar este movimento e participar de suas formações é fundamental para entendermos como combater o racismo e a desigualdade”, disse Milca Martins.
“O Movimento Negro Unificado vem lutando pelas cotas; defendendo os direitos do povo negro e lutando contra as violências. Afina, são várias bandeiras. A luta do MNU é para que todo o povo negro tenha direito à vida e a estar no seu local de trabalho, com dignidade e respeito”, afirmou a sindicalista.